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Diretrizes para Autores

Submissão de Trabalhos ao XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação

˗   Período de Submissão de Trabalhos aos Grupos de Trabalho: 3 de junho a 5 de agosto de 2013

˗   Divulgação dos trabalhos aprovados: 16 de setembro de 2013

Regras Gerais

A programação do XIV Enancib será baseada na apresentação de comunicações orais e pôsteres, submetidos aos 11 Grupos de Trabalho, cujas informações estão disponíveis em
< http://164.41.122.36/>As regras são:

˗   O idioma oficial do evento é o Português.

˗   Autores nacionais ou estrangeiros devem ser afiliados à Ancib.

˗   As escolhas da modalidade de apresentação (Comunicação Oral ou Pôster) e de vinculação a um Grupo de Trabalho devem ser indicadas no cabeçalho da folha de rosto do texto submetido, bem como nos metadados,  sendo de responsabilidade do autor ou dos autores do trabalho submetido. Não haverá a possibilidade de migração posterior de uma forma para outra ou de um grupo de trabalho (GT) para outro. O não atendimento aos requisitos acima indicados implica na desconsideração do trabalho.

˗   As comunicações oral e em pôster darão direito à publicação do trabalho (texto completo) nos Anais do Encontro.

˗   Os trabalhos nas duas modalidades de apresentação devem ser submetidos em forma de texto completo, conforme as normas estipuladas pela Comissão Científica.

˗   A cada participante é permitida a submissão de até três trabalhos no evento como um todo, consideradas as duas modalidades de submissão e o conjunto dos Grupos de Trabalho.

˗   A submissão de trabalhos será feita online, por meio do sítio web da conferência. No ato de submissão o autor deve optar por um dos Grupos de Trabalho e pelo menos um dos autores deve estar inscrito no XIV Enancib.

˗   Nenhuma alteração poderá ser feita após a submissão do trabalho, salvo quando indicado após avaliação dos pareceristas.

˗   Os trabalhos aprovados estarão disponíveis na íntegra no portal do evento com uma semana de antecedência da data de abertura do Encontro.

˗   O certificado de trabalho aceito e publicado será emitido para cada um dos autores.

˗   A não apresentação do trabalho implica o cancelamento da emissão de todos os certificados a ele vinculados.

 

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

COMUNICAÇÃO ORAL

˗   Podem submeter trabalhos os seguintes pesquisadores: doutores, doutorandos, desde que já aprovados em exame de qualificação e mestres, quando se tratar de resultado de pesquisa de mestrado.

˗   Apenas um autor poderá efetuar a comunicação oral. O tempo de exposição ficará a cargo de cada coordenador de Grupo de Trabalho. Estará disponível projetor multimídia (datashow).

˗   O sistema de submissões prevê a avaliação cega pelos pares. Por essa razão, o(s) nome(s) do(s) autor(es); a afiliação institucional de cada autor; a titulação de cada autor; e os e-mails de cada autor não devem constar no texto do trabalho: devem ser incluídos apenas no campo de metadados destinado para esse fim.

˗   Os trabalhos completos devem ser enviados em arquivo do tipo DOC ou RTF.

˗   O resumo e o abstract devem ser redigidos em fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento entre linhas do tipo simples, contendo no máximo 300 palavras. No resumo e abstract devem estar especificados: os objetivos do trabalho, a fundamentação teórico-metodológica, os resultados e as conclusões.

˗   A folha de rosto deve conter obrigatoriamente:

  • XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (Enancib 2013)
  • Número e Título do Grupo de Trabalho [em negrito]
  • Título do trabalho (letras maiúsculas)
  • Modalidade de apresentação: Comunicação Oral

˗   O trabalho deve ter o formato A4, com 15 a 20 laudas, inclusive folha de rosto e referências. O tamanho das margens deve ser: superior = 3,0 cm; inferior = 2,0 cm; esquerda = 3,0 cm; direita = 2,0 cm. O espaçamento deve ser: 1,5 entre linhas; sem espaçamento entre parágrafos; com recuo de 1,25cm no início de cada parágrafo. A fonte deve ser Times New Roman, tamanho 12.

˗   As notas explicativas devem vir nas páginas nas quais são inseridas (use o comando: nota de rodapé / fim de página). Os quadros, tabelas e figuras devem seguir as normas do IBGE.

˗   A estrutura do texto, a numeração sequencial dos itens, as citações e referências devem seguir as normas da ABNT para trabalhos científicos.

 

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

PÔSTER

˗   Podem ser submetidos trabalhos de pesquisa em andamento de pesquisadores mestres e doutores, e de alunos de pós-graduação stricto sensu.

˗   Os pôsteres serão apresentados em ambiente próprio, mediante programação detalhada.

˗   O sistema de submissões prevê a avaliação cega pelos pares. Por essa razão, o(s) nome(s) do(s) autor(es); a afiliação institucional de cada autor; a titulação de cada autor; e os e-mails de cada autor não devem constar no texto do trabalho: devem ser incluídos apenas no campo de metadados destinado para esse fim.

˗   Os textos do pôster devem ser enviados em arquivo do tipo DOC ou RTF.

˗   O resumo e o abstract devem ser redigidos em fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento entre linhas do tipo simples, contendo no máximo 300 palavras. No resumo e abstract devem estar especificados: os objetivos do trabalho, a fundamentação teórico-metodológica, os resultados e as conclusões.

˗   A folha de rosto do texto e o cabeçalho do pôster propriamente dito (caso seja aprovado) devem conter obrigatoriamente:

  • XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (Enancib 2013)
  • Número e Título do Grupo de Trabalho [em negrito];
  • Título do trabalho (letras maiúsculas);
  • Modalidade de apresentação: Pôster

˗   O trabalho deve ter o formato A4, com até 7 laudas, inclusive folha de rosto e referências. O tamanho das margens deve ser: superior = 3,0 cm; inferior = 2,0 cm; esquerda = 3,0 cm; direita = 2,0 cm. O espaçamento deve ser: 1,5 entre linhas; sem espaçamento entre parágrafos; com recuo de 1,25cm no início de cada parágrafo. A fonte deve ser Times New Roman, tamanho 12.

˗   As notas explicativas devem vir nas páginas nas quais são inseridas (use o comando: nota de rodapé/fim de página). Os quadros, tabelas e figuras devem seguir as normas do IBGE.

A estrutura do texto, a numeração sequencial dos itens, as citações e referências devem seguir as normas da ABNT para trabalhos científicos.

˗   Para cada painel/pôster será reservado um espaço de 80 cm de largura por 120 cm de altura. Aqueles que excederem essas medidas não serão afixados.

 

Itens de Verificação para Submissão

  1. A submissão não foi publicada ainda, nem está em consideração para publicação por outra conferência.
  2. O arquivo de submissão está no formato DOC ou RTF.
  3. Todas as URLs no texto (ex.: http://pkp.sfu.ca) estão ativas e prontas para clicar.
  4. O texto está com espaçamento 1,5 entre linhas; usa  fonte Times New Roman tamanho 12; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e os requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Conferência.
  6. Os nomes dos autores foram removidos, com "Autor" e ano usados na bibliografia e notas de rodapé, em vez do nome do autor, título do documento, etc.
  7. Todos os documentos do Microsoft Office (incluindo documentos suplementares) foram salvos usando a opção "Salvar como"; em seguida clicando em Ferramentas (ou Opções no Mac); clicando em Segurança; escolhendo "Remover informações pessoais do das propriedades do arquivo ao salvar"; clicando em seguida em Salvar.
 

Declaração de Direito Autoral

Autores que submetem a esta conferência concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais sobre o trabalho, permitindo à conferência colocá-lo sob uma licença Licença Creative Commons Attribution, que permite livremente a outros acessar, usar e compartilhar o trabalho com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência.
b) Autores podem abrir mão dos termos da licença CC e definir contratos adicionais para a distribuição não-exclusiva e subseqüente publicação deste trabalho (ex.: publicar uma versão atualizada em um periódico, disponibilizar em repositório institucional, ou publicá-lo em livro), com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência.
c) Além disso, autores são incentivados a publicar e compartilhar seus trabalhos online (ex.: em repositório institucional ou em sua página pessoal) a qualquer momento antes e depois da conferência.

Política de Privacidade

 

Os nomes e endereços informados nesta conferência serão usados exclusivamente para os serviços prestados por este evento, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.



Licença Creative Commons
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